Avançar para o conteúdo principal

A culpa faz-nos escolher






Não percas a vontade de viver porque sentes culpa. Não esperes que essa culpa que te dói e te faz cavar um buraco sem fundo em ti  vá mudar seja o que for que tenhas feito. 

A culpa faz-nos perceber que temos consciência, que sabemos que erramos, mas é essa mesma culpa que nos tem de ajudar a procurar um novo caminho e aprender a lidar com os danos que causámos. 
A culpa é uma moeda de duas faces, em que numa nos mostra a escuridão em que nos podemos colocar sem conseguir sair de lá, continuando a massacrarmo-nos com aquilo que não fomos, e noutra face podemos encontrar aquilo que nos fará feliz. Contudo é preciso aceitá-la, aceitar que errámos, aceitar que poderíamos ter sido melhor e não o fomos, mas acima de tudo devemos aceitar que de hoje em diante podemos ser melhores do que fomos. Podemos  aprender com o que fizemos para não o voltarmos a fazer, mas temos de saber libertarmo-nos da culpa que nos devora e acreditar que em nós haverá sempre algo melhor, basta querermos encontrar o que há de melhor em nós e permitir que os outros o vejam também. 
A culpa dá-nos a escolher dois caminhos, cabe-nos a nós ter capacidade para escolher a felicidade.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estava enganada

Afinal estava enganada quando dizia que não precisava de mais nada a não ser de um amor simples. Afinal, apercebi-me que sou muito mais exigente e que preciso que o amor me dê tanta coisa como qualquer outra pessoa merece. Preciso de uma boa dose de recadinhos espalhados pela casa, preciso que me dês a mão quando jantamos, que me interrompas e me beijes quando estou a falar contigo. Preciso que me abraces como se o amanhã não existisse e de uma boa dose de lamechice à mistura. Mesmo que eu reclame e diga que és demasiado lamechas, não ligues, só o digo para me convencer que não preciso de nada disto.  Preciso de ti por inteiro. Que me contes os teus segredos, as tuas dúvidas, os teus receios, que me tornes parte integrante de ti, membro do teu corpo, segredo da tua alma. Quero que me incluas em todas as tuas decisões, em todas as tuas metas. O amor é egoísta e por isso quero-te só para mim, no calar da noite, no silêncio da nossa casa. Quero pequenos gestos que parecem nad...